©2019 by Balsa Editora

Dúvidas frequentes

Esclarecimentos sobre a produção, a publicação e o funcionamento da Balsa Editora.

 

Gostaria de publicar um livro. Escrevo algumas coisas. É possível organizá-las e publicá-las como um livro?

Sim! Basta organizá-las numa só proposta de publicação. A partir do seu original, a editora pode fazer toda a preparação, revisão e edição do texto, e finalizar sua obra como livro. Pode ser um volume com uma só narrativa longa em prosa, ou vários excertos e pensamentos curtos, crônicas, poemas, pequenos contos, textos de ficção e não ficção.

Já tenho um original e gostaria de transformá-lo em livro. O que devo fazer?

Envie-nos seu original e cuidaremos de todo o processo de produção. Prezamos pela qualidade do livro que produzimos – para isso, levamos a sério a revisão de texto e sugestões para melhoria da obra, a diagramação mais coerente à sua proposta textual, a criação de uma capa exclusiva que possa já estabelecer uma boa impressão sobre seu livro e o cuidado com a escolha do material gráfico.

Até que tamanho pode ser o original?

Em nosso plano padrão de publicação, calculamos um original de até 150 páginas de Word. Se o seu livro possui mais do que isso, as páginas adicionais serão cobradas à parte – tudo, no entanto, virá discriminado no orçamento prévio.

Como funciona o processo de produção da editora?

A Balsa é uma editora independente e trabalha com autopublicação (self-publishing) – uma modalidade alternativa para a edição de obras literárias, diferente dos modelos tradicionais de análise e aprovação das editoras comerciais. Há maior liberdade para a criação, composição e organização de todo o material autoral.

Quais serviços estão inclusos no pacote padrão para a publicação?

Inicialmente, faremos a preparação e a revisão do texto. Concomitantemente, solicitaremos o número de ISBN pela Fundação Biblioteca Nacional e produziremos a ficha catalográfica da obra. A diagramação do livro e o design da capa também estão inclusos neste pacote. Além disso, cuidaremos da impressão da obra e do envio dos exemplares impressos para você.

Durante o processo de produção, irei participar?

Sim! Sua participação é fundamental para o sucesso do nosso trabalho. Além de aprovar o design da capa, você receberá o PDF do livro diagramado para validar o trabalho realizado pela revisão. Tanto a capa quanto o miolo do livro só seguirão para a gráfica após a sua aprovação final.

Como é o livro impresso?

Queremos garantir a qualidade do livro quando impresso - para isso, selecionamos para a capa papel do tipo Couché, gramatura de 250g, impressão colorida e com orelhas dos dois lados (onde constarão informações sobre o livro e sobre o autor); para o miolo, papel tipo amarelado, próprio para livros, com gramatura de 80g. O acabamento da encadernação é com lombada "quadrada".

Quanto tempo demora até que eu receba os exemplares do meu livro?

O prazo pelo de produção do plano padrão é de 45 a 60 dias a partir da assinatura do contrato.

Quantos exemplares receberei se optar pelo plano padrão?

A tiragem deste plano é de 35 exemplares. Além disso, disponibilizaremos alguns em nossa loja virtual e você receberá uma porcentagem por cada exemplar vendido.

E se todos os meus exemplares forem vendidos?

A qualquer momento você pode solicitar outros exemplares, que serão cobrados à parte. Trabalhamos mediante impressão digital, um modo de edição que possibilita a publicação de obras em pequenas tiragens, garantindo a qualidade dos exemplares, além da facilidade para reimpressões.

Quando pedir reimpressão, pagarei o mesmo preço?

Não! O valor por livro, na reimpressão, é bem mais barato do que quando calculado na etapa de produção (quando o investimento se destina à própria criação e edição do livro, além das cópias impressas). Nesse momento posterior, com todo o trabalho já realizado, você pode pedir reimpressões do seu livro (a partir de 30 exemplares) a um custo bem mais baixo e distribui-lo/vendê-lo como melhor entender.

Tenho um original, mas ele não é de ficção. Consigo publicá-lo com vocês?

Sim. Além de obras literárias, também temos experiência com textos de não ficção, como trabalhos acadêmicos, ensaios e biografias.

Vocês oferecem serviços adicionais?

Sim! Se desejar, produzimos a versão e-book do seu livro, bem como um banner e convites digitais para que você divulgue a obra pela internet. Além disso, você pode encomendar marcadores personalizados. Se residir em São Paulo ou tiver interesse em realizar um evento de lançamento do seu livro na cidade, também cuidamos da organização. Por fim, caso queira receber seu livro em até 30 dias (descontados o tempo do frete), oferecemos o plano express.

Para solicitar um orçamento, você pode preencher o formulário com informações sobre sua obra (botão abaixo) ou simplesmente enviar seu original para "balsa@balsaeditora.com.br", que te retornaremos.

Se ainda restarem dúvidas, entre em contato!